As Palavras que Nunca te Direi

 Noções sobre a Obra:

· Titulo Original: Message in bottle
· Autor: Nickolas Sparks
· Editora: Editorial Presença
· Tradutor: Jaime Araújo
· Edição: Lisboa, 1999


Sinopse:

“ O autor do best-seller O Diário da Nossa Paixão, já publicado nesta coleção, volta com um novo êxito, provando que tem mais para dizer acerca das emoções profundas e prementes que fazem pulsar o coração humano. Esta sua nova história reúne um homem e uma mulher cujas vidas tinham aparentemente perdido o sentido, após dolorosas perdas sentimentais. Theresa, divorciada e mãe de um adolescente, é colaboradora de um jornal onde escreve sobre relações entre pais e filhos. Garrett é professor de mergulho e vive na orla costeira, onde possui um magnífico veleiro restaurado por ele e pela falecida mulher. Aquilo que vai fazer com que as suas vidas se cruzem e lhes dará um novo, inesperado, sentido é uma serie de mensagens que ele lança ao mar em garrafas seladas. Cartas pungentes de amor e saudade… Durante umas férias passadas à beira-mar, Theresa virá um dia a encontrar uma dessas garrafas. Obcecada pela estranheza do achado, começa uma busca que a levará a tentar descobrir a verdade acerca de um homem e das suas memórias. Um romance empolgante, emocionalmente intenso, que trata com grande delicadeza a força e a fragilidade das grandes paixões. ” 

As Palavras que Nunca te Direi, Nickolas Sparks – Editorial Presença, Lisboa, 1999




Informações acerca do Autor: 

“Nicholas Sparks nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive atualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um Momento Inesquecível (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor. Considerado o Golden Boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.” 

Classificação:
Eu classifico esta obra com 5 estrelas uma vez que esta obra é recheada de amor. Pessoalmente adoro todo o tipo de obras relacionadas com este sentimento. É uma obra com uma linguagem muito acessível e de fácil interpretação. 


Critica Inicial:

Acabei de iniciar a leitura de As Palavras que Nunca te Direi, na qual me encontro na página 62 (fim do capitulo 3). Confesso que me estou a interessar bastante pela obra o que é facilitada pelo tipo de linguagem utilizada, sendo esta de fácil compressão sem vocábulos elaborados. 

Um aspeto positivo que também facilita a leitura desta obra é a descrição, ou seja, esta apenas existe em pequenas quantidades para nos dar algumas informações sobre as personagens ou acerca dos locais. Este aspeto tornou-se cativante pois como nos são dados poucos dados é me possível imaginar as personagens e mesmo os pormenores dos locais como eu bem entender. 

A personagem principal desta obra é Theresa, uma mulher divorciada com um filho, é uma mulher repleta de qualidades e entre várias características, existiu uma que me chamou atenção. Eventualmente, encontro-me na mesma situação é que Theresa pois não tenho tempo para nada. Ela não tem tempo para uma simples decoração da casa e infelizmente nem para o amor, tudo isto porque apenas se dedica ao trabalho. Sinto-me próxima desta característica uma vez que fico tão obcecada pelos estudos que não tenho tempo nem para mim própria nem para mostrar as pessoas que me rodeiam o quanto são importantes para mim. 


Neste ponto da leitura encontro-me bastante curiosa pois surgiu uma terceira carta e estou ansiosa para saber o seu conteúdo e se acabaram por aparecer novas cartas. Também estou ansiosa por novos progressos na intriga e descobrir se Theresa vai encontrara o homem que a ame verdadeiramente como anseia. Existem outras duvidas como quem é Garrett e Catherine e qual a razão pela qual ele escreve cartas a Catherine indicando a sua perda e o porquê dessa. 


15 de Abril de 2012 


Critica Final:

A obra As Palavras que Nunca te Direi foi-me dada a conhecer pela Professora Elizabete numa sessão na biblioteca da ESPBS. A primeira abordagem que adquiri foi deveras cativante e decidi começar a leitura desta obra. Não me arrependo de o ter feito pois foi uma obra muito comovente, recheada de amor, saudade e de dor. 

Aconselho esta obra a todas as pessoas que gostem de histórias de amor, a todos os leitores que gostam de se emocionar ao ler um livro, a todos os que gostam de obras de leitura fácil e de obras que tenham a capacidade de prender o leitor a uma intriga amorosa e que seja constituída por uma linguagem muito acessível. Na minha opinião, os vocábulos utilizados tem a capacidade de prender o leitor ao romance visto que através deles são transmitidos os sentimentos das personagens. Onde eu verifiquei esta característica foi na descrição da dor por parte de Garrett quando perdeu a sua esposa Catherine, o que me fez refletir na dor que eu sentiria, quando perdesse alguém querido. 

A intriga desta obra narra-nos a intriga amorosa entre Theresa, Garrett e Catherine. Theresa e Garrett estão há três anos sozinhos e ambos sofrem de amor mas por motivos diferentes. Theresa divorciou-se do seu marido e Garrett perdeu a sua esposa, Catherine. Garrett para tentar aliviar a dor da saudade que sente por Catherine escreve-lhe cartas e deita-as ao mar. É a partir destes acontecimentos que Theresa acaba por conhecer Garrett. 

A meu ver, toda a obra é esplêndida, recheada de momentos românticos que nos deixam com um pouquinho de inveja por não vivermos momentos tão românticos. Contudo o episódio que mais se destacou entre todos os outros foi o final da intriga, uma vez que o autor deu-nos a entender que tudo iria correr bem, que depois de tudo, Garrett e Theresa iriam ser felizes mas tal não se verifica. Garrett acaba por desculpar Theresa e decidi ir em busca da felicidade, para isso escreve uma carta de despedida à sua esposa falecida, Catherine. Dirige-se então no seu barco ao mar para lá deixar a mensagem. No entanto, no caminho de regresso a tempestade que ocorria agravou-se e provocou o afundimento do barco. Dias mais tarde, Garrett aparece morto. Este episódio comoveu-me, pois romântica como sou, achei que a decisão de Garrett era o passo para um final feliz. Considerava que se tal acidente não acontecesse o desfecho da obra era perfeito contudo o autor trocou-me as voltas apresentando-me um desfecho inesperado. Como não estava a contar com tal desfecho fiquei um pouco revoltada pois quando as personagens tinham a possibilidade de serem felizes, o destino não o permitiu. 

O triangulo amoroso existente na intriga da obra esta constantemente relacionado com temáticas como o amor, a morte, a saudade, a dor. O amor está bastante presente na relação de Catherine-Garrett, Garrett-Theresa, Theresa-filho entre outras relações. A morte e a saudade, inicialmente, estão relacionadas com a história de amor de Garrett e Catherine. Contudo mais tarde vai-se verificar entre Garrett e Theresa. 

A mensagem desta obra é que não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje e nunca devemos deixar de dizer às pessoas que as amamos visto que nos não somos capazes de prever o futuro. Ficou também presente a mensagem que não devemos permitir que o passado nos atormente e nos impeça de reencaminhar a nossa vida. 

28 de Maio de 2012 (com alterações efetuadas a 2012-06-06) 




Curiosidades: 

· Trailer do filme dirigido por Luis Mandoki baseado no livro As palavras que Nunca te Direi, de Nicholas Sparks: 





· Filmes realizados tendo como base as obras de Nickolas Sparks: http://minisites.presenca.pt/nicholassparks/site/filmes.php






· Local onde Garrett vivia





· Uma casa com características semelhantes àquela que foi descrita na obra, que pertencia a Garrett.





Sem comentários:

Enviar um comentário