A Metamorfose

Noções sobre a obra:
· Autor: Franz Kafka


Sinopse:


“Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto.» Com esta frase de abertura, Kafka revela ao homem moderno a sua sinistra condição. Depois de descobrir, ao despertar, que se transformou num enorme inseto, Gregor Samsa torna-se um objeto repugnante, e é obrigado a esconder-se no interior dos seus aposentos. Pouco a pouco, sob pressão das exigências da vida prática, a família ir-lhe-á dando cada vez menos atenção, até que um dia, no termo de um episódio particularmente trágico, a irmã declara que têm de deixar de reconhecer Gregor como um dos seus. A Metamorfose é uma parábola terrível sobre a alienação humana, uma narrativa sobre o absurdo da vida e sobretudo sobre os processos de exclusão, que conserva ainda hoje toda a sua carga revolucionária.”




Informações acerca do autor:

"Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883, em Praga, cidade que na época pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresce sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã.


Formado em direito, trabalhou sempre em cargos burocráticos. Solitário, com a vida afetiva marcada por irresoluções e frustrações, Kafka nunca atingiu fama ou fortuna com seus livros, na maioria editados postumamente.
"A Metamorfose" (1916) narra o caso de um homem que acorda transformado em gigantesco inseto; "O Processo" (1925) conta a história de um certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora; "n'O Castelo" (1926), o agrimensor K. não consegue ter acesso aos senhores que o contrataram. Essas três obras-primas definem não apenas boa parte do que se conhece até hoje como "literatura moderna", mas o próprio caráter do século: "kafkiano".
Autor de várias coletâneas de contos, Kafka escreveu também a avassaladora "Carta ao Pai" (1919) e centenas de páginas de diários. Deixou inacabado o romance "Amerika".
Morreu no dia 3 de junho de 1924, num sanatório perto de Viena, onde internara-se com tuberculose. Desde então, seu legado - resgatado pelo amigo Max Brod - exerce enorme influência na literatura mundial.”
Opinião Pessoal­:  


Classificação:
5 Estrelas, porque gostei imenso desta obra pela linguagem utilizada, pelo enredo e pelas temáticas abordadas.
Critica Inicial:
Apesar de ainda não ter iniciado a leitura da obra, escolhi-a por ser pouco extensa e porque gostei da abordagem que o professor fez na aula, acerca da obra.
27 de Setembro de 2011
Já iniciei a leitura da obra e estou a começar o III e último capítulo (página 67).
Não é uma obra extensa, o que me incentiva a sua leitura, apresenta uma linguagem simples e a própria intriga é interessante. Estou a achar a obra interessante devido ao seu conteúdo, visto que esta fala um pouco sobre problemas familiares. A intriga é cativante pois Gregor, a personagem principal, trabalha numa boa empresa e ganha bem para pagar a divida dos pais e para lhes proporcionar uma vida melhor, a nível financeiro, ou seja, não necessitam de trabalhar, possam vestir boas roupas e satisfazer alguns dos seus caprichos.
Certo dia, Gregor acorda metamorfizado e a sua principal preocupação é tentar sair da cama para trabalhar para pagar a divida dos pais, com esta ação apercebemo-nos que este é bastante responsável e não quer colocar a vida financeira dos seus pais em risco.
Ao longo da obra, perante a situação da personagem principal verificamos que Gregor não é compreendido e ajudado por quem realmente deveria ser, isto é, a única pessoa que se preocupa e trata deste é a sua irmã mais nova que apenas lhe tem que “agradecer” por lhe proporcionar condições para se vestir bem. Em relação aos seus pais já não é bem assim, a sua mãe quer vê-lo e tentar dar uma ajudinha devido ao seu lado maternal, pois apesar do que aconteceu, este continua a ser seu filho. O seu pai trata-o com a maior severidade possível, acabando por o ferir. Na minha opinião acho esta atitude está completamente errada pois Gregor dedicou-se e esforçou-se ao máximo para conseguir pagar a divida dos pais, e sobretudo o seu pai trata-o com desprezo sem sequer demonstrar um pouco de compreensão.
Suponho que Gregor vai tornar a ser humano e vai continuar a proporcionar uma vida boa à sua família e não vai julgar o seu pai pelas ações que tomou.
2 de Outubro de 2011
Critica Final:
Terminei a leitura desta obra e confesso que apesar de ser uma curta intriga, esta agradou-me bastante apesar do final ser o inesperado.
As minhas espectativas em relação ao longo da obra foram todas erradas, porque a partir deste ponto, tudo vai mudar, as relações entre as personagens vão ser diferentes, surgem novas personagens, alteram-se os estilos de vida, resumidamente aconteceu tudo aquilo que eu menos esperava.
Confesso que existiu um momento que me comoveu, pois lemos um episódio onde existe a rejeição de uma pessoa/animal por parte da sua família. Na minha opinião, os pais e a irmã não deviam ter tratado Gregor como trataram pois apesar de ele ser um animal tem todo o direito a receber amor e carinho e sobretudo respeito como um ser humano principalmente depois de tudo que este fez pela família.
Nos dias de hoje existem famílias que adotam animais de estimação e os tratam como se fossem seus “filhos”, não compreendo como é que uma família reage de uma forma tão negativa, perante uma situação destas sendo a vítima uma pessoa supostamente importante e necessária ate ao momento em que tudo mudou, por isso é que esta atitude dos pais e também da irmã me desiludiram.
Após o conhecimento da obra, acho interessante o título escolhido para esta, uma vez que não retrata apenas a metamorfose de Gregor incluindo as suas transformações físicas comportamentais, atitudinais e psicológicas mas também me apercebi que a família da personagem principal também sofre mudanças ou seja estes não trabalhavam e começaram-no a fazer, mudando assim o seu estilo de vida.
Aconselho a esta obra a qualquer pessoa pois é uma obra de fácil leitura, cativante, fácil compreensão e que nos faz refletir um pouco sobre como tratamos os outros.
2011-10-09 (com alterações efetuadas em 2011-12-14)  
Excerto preferido da obra:
Apesar de este não ser o excerto que mais me comoveu, escolhi-o pois faz uma síntese da intriga, ou seja, este excerto fala-nos um pouco da vida anterior à metamorfose de Gregor, de como este se sente e reage aos comportamentos que tem com ele e por fim de mudanças que começam a existir no seio familiar e nas relações mais propriamente de Gregor e de sua irmã.
No início, a sua irmã preocupava-se com ele, verificava se ele comia tudo, limpava-lhe o quarto mas quando esta começa a ganhar o seu sustento deixa um pouco de lado essas preocupações provocando uma enorme sujidade no quarto e despreocupação se Gregor se alimentava ou não.
Após a leitura deste excerto, verificamos que apesar de fisicamente Gregor ser um animal este continua a ter sentimentos tais como a esperança, a saudade, a raiva e revolta. Gregor sente esperança como podemos perceber quando diz que sonhava que lhe abrissem as portas novamente para ele resolver todos os assuntos da família. Revela saudade quando fala da sua vida anterior, ou seja, as relações que tivera antes, as pessoas que conhecera, os hábitos que adquirira e as preocupações que tinha. Manifestou raiva e revolta por todos os comportamentos que aqueles que o rodeiam tiveram com ele, essas atitudes verificam-se quando este deseja poder sair do quarto e atacar a despensa mesmo estando saciado.
14 de Dezembro de 2011